PASSEIOS TURÍSTICOS ECOLÓGICOS EM MANAUS
Fomos a Manaus para um pescaria no rio Negro na região de Barcelos e aproveitamos para passear e conhecer a região.
Passeios feitos pelas águas do rio Negro a bordo de lancha expressa (rápida), que incluiu passeios como:
Encontro das Águas / Ponte rio Negro / Comunidade Flutuante Catalão / Pesca do Pirarucu / Casa Ecológica / Restaurante Flutuante / Trilha de Palafita em Área de Igapó / Navegar entre Igarapés e Igapós / Aldeia Indígena / Boto-cor-de-rosa / Comunidade de São Thomé
MARINA DO DAVID (próximo ao Hotel Tropical) de onde partimos para visitar os índios, nadar com os botos-cores-de-rosa, visitar a comunidade de São Thomé e almoçar no Restaurante da Pousada Jacaré.
COOP ACAMDAF (cooperativa dos profissionais de transporte fluvial da Marina do David)
Vendedora ambulante – feliz da vida!!! vendendo Ingá-de-metro, tucumã, pimenta liquida e limão
–
Pescador local limpando tambaqui, acredito que seja de algum cultivo em tanque rede
E lá vamos nós de Táxi Fluvial, lancha rápida fretada com motor 250 hp e capota para proteger do sol e chuva
(Voadeira Salomão – Capitão Bezerra da Coop acamdaf / contato 9182-0732)
ALDEIA INDÍGENA TUPÉ (Unidade de Conservação – Reserva de Desenvolvimento Sustentável)
Com o Cacique e as índias antes da apresentação de suas danças
Alguns ARTESANATOS feitos de barro, penas de aves, sementes, palhas, cipós, escamas de peixes, peles e dentes de animais, etc..
DANÇAS INDÍGENAS apresentadas pelo Cacique que a cada dança ele explica o significado que cada uma tem para eles
FLUTUANTE DO BOTO-COR-DE-ROSA em São Thomé
Antes de nadar com o botos tietagem com Lawrence Wahba
O Boto-cor-de-rosa (Inia geoffrensis), seu nome comum é referente a sua coloração, especialmente da região ventral, que é branca com tendência para o avermelhado
É o maior golfinho de água doce da família Iniidae, distribuída nas bacias dos rios Amazonas e Orinoco.
Um cetáceo, mamífero, com dimorfismo sexual mais evidente, com os machos medindo e pesando 16% e 55% mais do que as fêmeas. Os adultos apresentam uma coloração rosada, mais proeminente nos machos. Possui um órgão chamado melão utilizado para ecolocalização.
Dieta ampla, alimentando-se principalmente de peixes, mas completando com tartarugas e caranguejos. Na época das chuvas se desloca para as áreas alagadas da floresta, onde há uma maior oferta de alimentos.
Hábito solitário, raramente é visto em grupos com mais de três indivíduos, exceto na época reprodutiva. Quando visto em pares, geralmente é a mãe e o filhote. As migrações sazonais estão relacionadas com a migração dos cardumes e ao ciclo anual das águas.
Apresentam uma área de vida, mas não têm comportamento territorial. São nadadores lentos atingindo 2,4 a 5,1 km/h, com picos de >22,5 km/h. raramente saltam. Partilha a área de ocorrência com o tucuxi (Sotalia fluvitialis), que não é um golfinho estritamente fluvial
A estação reprodutiva coincide com os baixos níveis de água. Os nascimentos concentram-se com o pico das cheias nos rios. A gestação dura entre 10 e 11 meses. O filhote nasce com cerca de 80 centímetros de comprimento. Os machos atingem a maturidade sexual quando atingem 200 centímetros de comprimento e as fêmeas entre 160 e 175 centímetros, geralmente entre 6 e 7 anos de vida. A lactação dura em média 1 ano e o intervalo entre partos é de 2 a 3 anos
Por sua coloração rosada chama a atenção e é uma das espécies de golfinhos mantida em cativeiro em vários aquários do mundo, principalmente nos Estados Unidos, Venezuela e Europa, no entanto, é de difícil manutenção e tem uma alta taxa de mortalidade em cativeiro. Não é alvo de caça significativa, mas nas últimas décadas tornaram-se frequentes capturas acidentais em redes de pesca.
Fotos com o boto: Zenizir da Silva pescador esportivo profissional, exímio atador de moscas e apresentador do programa “Pesca Amazônia”
COMUNIDADE SÃO THOMÉ
POUSADA JACARÉ
SERINGUEIRO: Sr. Elias dá aula sobre a seringa desde a extração até formação bola cozida
Amônia – liquido anti-coagulante para não criar aquela nata no “leite” da seringa
Em cima da mesinha artesanatos feitos da borracha, lindos!
ENCONTRO DAS ÁGUAS DOS RIOS NEGRO E SOLIMÕES
Uma das principais atrações turísticas da cidade de Manaus a partir do PORTO CEASA, a bordo de lancha expresso
Faz parte deste passeio: Ponte no rio Negro / visitar a Comunidade Catalão / Navegar em Igarapés e Igapós / Pesca do Pirarucu / Observação de animais como macacos, bicho-preguiça, sucuri, jacarés e plantas como a vitória-régia. Para finalizar almoço Restaurante Flutuante
O local está inserido no Parque Ecológico do Janauari, onde também se pode observar e tirar fotos das plantas aquáticas, como a vitória-régia.
Encontro das águas: E um fenômeno natural que acontece na confluência entre o rio Negro, de água preta, e o rio Solimões, de água barrenta. Correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. A partir deste ponto, o Solimões passa a ser chamado de rio Amazonas.
Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 28°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 22°C
Se o passeio for feito em um barco pequeno, o visitante pode pôr a mão na água durante a travessia de um lado para o outro das águas, e sentir que os rios têm temperaturas e densidades diferentes.
–
PONTE ESTAIADA SOBRE RIO NEGRO que liga Manaus a Iranduba
–
BARCO RECREIO para passeios e viagens
COMUNIDADE FLUTUANTE CATALÃO
No passeio pela comunidade observamos moradias de vários “estilos”, com jardins, hortas, casinha para cachorro ou vigia e, a maioria delas, possui um barco para locomoção. Há também escola, posto de saúde e comercio em geral, inclusive atrações turisticas. Tudo construído sobre a água, inclusive os jardins e hortas, tendo como base toras de açacu, uma madeira leve para flutuar e resistente.
RESTAURANTE FLUTUANTE para o final do passeio o almoço com comida típica amazonense.
TRILHA DE PALAFITA EM ÁREA DE IGAPÓ (anexo ao restaurante) com observação de plantas e animais silvestres soltos na natureza
CASA ECOLÓGICA com presença de vários animais silvestres domesticados e de estimação
PESCA DO PIRARUCU no Flutuante El Shaday
ARTESANATOS
CÚBIO uma das iscas naturais usadas na pesca do pirarucu em cativeiro
A PESCA DO PIRARUCU
GARÇA BRANCA GRANDE na espera da sobra de um petisco
ÁREA DE IGAPÓ para conhecer tipos de vegetação e avistar animais
O período do rio cheio que vai de janeiro a julho é a melhor época para fazer este passeio, uma vez que as saídas dentre os igarapés são em canoas motorizadas. Pode-se entrar nos furos e braços de rios e ter a possibilidade de ver animais como pássaros, macacos e preguiças.
RIBEIRINHOS PESCADORES
PASSEIO EM BARCELOS (com Paula, Wladimir, Paulo, Bete, Angela e Luiz)
VENDEDOR AMBULANTE -PEIXEIRO
MONUMENTO ACARÁ-DISCO
Festa do Peixe Ornamental: Criada em 1994 para celebrar os peixes que são fonte de renda de mais de 60% da população, valorizar os pescadores conhecidos como piabeiros e a cultura do povo barcelense. A festa se dá através do duelo de duas das espécies de peixe ornamental da região: o cardinal e o acará-disco envolvendo arte cabocla e indígena e acontece no piabódromo, uma arena com capacidade para receber cerca de oito mil pessoas. Nas arquibancadas ficam os torcedores chamados de cardume.
SOBRE BARCELOS:
O município é conhecido mundialmente como a Capital do Peixe Ornamental ou carinhosamente chamada de Cidade Menina apelidada por Jorginho do Peixe. Situa-se à margem direita do rio Negro, cercada por águas e um de seus grandes atrativos turísticos é a pesca esportiva do tucunaré-açu. Com área territorial de 122 476 km² lhe garante o titulo de maior município do estado do Amazonas em área, e o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Altamira, no estado do Pará. Possui 25.718 de habitantes e um enorme potencial turístico.
Teve sua origem em uma aldeia dos índios, chamada Mariuá, localizada no médio rio Negro. Em 1758, a aldeia foi elevada à categoria de vila, com o nome de Barcelos. Foi a primeira capital da Capitania de São José do Rio Negro, atual estado do Amazonas, antes da sede administrativa ser transferida para Manaus. Localizado no interior do estado do Amazonas e pertence à Mesorregião do Norte Amazonense e Microrregião do rio Negro. Fundada em 6 de maio como a primeira capital do Amazonas de 1758 e criada em 1931.
Possui riquezas naturais exuberantes, maior exportadora nacional de peixes ornamentais, o maior arquipélago fluvial do mundo, chamado Mariuá, com cerca de 1.400 ilhas. No seu território também estão localizados o Parque Nacional do Jaú, o Parque Estadual do Araçá e a Área de Preservação Ambiental de Mariuá. Nele está localizada a cachoeira do El Dorado, considerada a maior queda dágua livre do Brasil com quase 400m de altura. Também encontramos em Barcelos o abismo Guy Collet, considerado a caverna mais profunda do Brasil. Faz limites com a Venezuela e Roraima
MAIS DICAS DE PASSEIOS EM MANAUS
Para fazer o passeio completo do Encontro da Águas e do Boto-cor-de-rosa a melhor opção é a partir do Porto Ceasa com duração das 9 a 17 hs, ou seja, precisará do dia todo para realizar o passeio completo e meio período qualquer um dos dois. Agendar um dia antes ou ir cedinho, após o café da manhã, e completar a lotação de uma lancha expressaa ou fazer frete exclusivo
Passeios dentro da grande Manaus, como Shoppings, Teatro Amazonas, Mercado Municipal, Praça dos Cinco Continente, Igrejas, Comércio no Porto Ceasa , Estação Hidroviária, Praia da Ponta Negra, entre outros.
Incluir no passeio do boto o Hotel Selva Ariuá Amazon Towers e o Museu da Seringa
Há também passeio aéreos contanto com voos panorâmicos sobre Manaus, rio Negro, Distrito Industrial, Encontro das Águas, Portos (Roadway), Arquipélago Anavilhanas, Teatro Amazonas, ponte rio Negro, Praia da Ponta Negra, Estádio Vivaldo Lima,
Passeio com Liamar e Carlos Augusto (Lia e Guto) na cidade de Manaus
PORTO
MERCADO MUNICIPAL
MERCADO MUNICIPAL ADOLPHO LISBOA
MARCO E RELÓGIO MUNICIPAL
TEATRO AMAZONAS (1856)
PRAÇA DOS 5 CONTINENTES (Europa /África / Oceania/ América / Ásia) ___________________
CAPOEIRA NA PRAÇA
BARZINHOS em frente o Teatro Amazonas
PARA FINALIZAR POR DO SOL
ENCONTRO DE AMIGOS EM MANAUS E BARCELOS
OBRIGADA MANAUS, OBRIGADA DEUS!!!!
parabéns Isabel Cristina, ficou muito chik, muito legal mesmo, valeu todo seu esforço, bjs
Obrigada, Serginho! Realmente é bem trabalhoso, mas ver o passeio eternizado nesta postagem traz uma sensação muito gratificante, bjos! **
Show !! Muito Bacana !!! Parabéns !!!!!
Oi Eduardo, obrigada!
Quando for a Manaus com a Marylane reserve uns dias para uns passeios, vale a pena!
Abraços!
Novos caminhos te levam a novos resultados!
Faça parte tbem dessa novidade.
Divulgue grátis em apptrocas.com.br
Vendas, trocas, locações e doações no Brasil.
Ótimos negócios!