DESTINO: PORTO CUBATÃO – CANANEIA, SP
PEIXES: ROBALOS- FLECHA, ROBALO-PEVA e mais outros peixes de mangue
* pescaria realizada em março de 2011
Este foi nosso primeiro encontro, meu e de Serginho, com os robalos e com o complexo de mangue é em Cananéia, mais precisamente em Porto Cubatão, sua porção continental, litoral sul do Estado de São Paulo. Cananeia é uma Ilha de canal de mangue entre Ilha Comprida e a Ilha do Cardoso com grandes atrativos de naturais e histórico-culturais.
________________________________________________________________________________
ÁREA DE MANGUE E SUA BIODIVERSIDADE
Seu Ecossistema de Mangue está situado no Complexo Estuário-Lagunar de Iguape-Cananéia, sendo um dos maiores e mais importantes das Américas, com grande potencial na criação e extração de ostras e considerada a maior do litoral paulista. Emoldurado pelo manto verde das imponentes montanhas da Serra do Mar, representado por uma vegetação frondosa e densa típica da Mata Atlântica preservada com algumas com flores da época e residencia ou local de passagem de várias aves.
________________________________________________________
PESCARIA
Além dos robalos, fomos presenteados pela capturas de outras espécies de peixes que também iniciam sua vida no manguezal onde encontram alimento e abrigo para depois, mais desenvolvidos, seguirem seu caminho para o mar. Todas estas espécies de peixes me encantaram pela sua beleza nas formas e cores que não estava acostumar ter em minhas pescarias que até então tinham sido realizadas somente em locais de água doce.
No bioma de mangue, é onde as águas salgadas do mar e as doces dos rios de serra se misturam, resultando em um ambiente singular de vegetação típica, de estrutura retorcida e com raízes aéreas, e adaptada à salinidade e solo lodoso e pouco aerado – ambiente perfeito para várias espécies de aves aquáticas onde encontram abrigo e alimento.
PONTOS DE PESCA
____________________________________________________________________________________________
Peixes de Mangue
__________________________________________________________________________________________________________________
Um local que pretendo voltar para apreciar tanta beleza e riqueza natural preservada e generosamente encontradas nesta região capaz de encher os olhos e nos remeter ao tempo dos desbravadores, numa hipnotizante contemplação e, claro, ir atrás do “rei do mangue” o alvo principal desta aventura que nos proporcionou tantas alegrias com sua esportividade no ataque e perseguições às iscas artificias e já entrou como mais um peixe favorito em nossa lista: o robalo!
AGRADECIMENTOS: Recanto dos Pescadores
COMO CHEGAR: partindo de São Paulo, o caminho é: BR 116 ( Rodovia Régis Bittencoourt) sentido sul, Registro, SP 226 e seguir até Cubatão. Distância aproximada de 250 km
ONDE FICAR: Recanto dos Pescadores
Rua Paulo Hermenegildo, 6 – Porto Cubatão
CONTATOS:
Fone: (13) 3851-6121
E-mail: cessarag@hotmail.com
GUIAS DE PESCA:
> Bola (13) 9723 2357
> Jair (13) 9786 5041
VER MAIS EM: Pescaria publicadas na Revista Pesca Esportiva > Robalo, Muito Prazer!
+adorei esse lugar , minha pesca favorita e de robalo
Eu também fiquei encantada com Cananéia, lugar de natureza preservada, rica em vida e maravilhosa! Depois desta pescaria o Robalo entrou para a minha lista de peixes favoritos! 🙂
Amei o site ainda mais mostrando minha cidade e meu peixe favorito e paixão da minha vida os ROBALOS.
BJS E SUCESSO SEMMPRE
Obrigada Luciane, fico satisfeita com seu comentário! Procuro sempre mostrar tudo o que me chama a atenção de cada local por onde vou…para que outras pessoas também admirem e conheçam um pouquinho do lugar.
Como conheci o tucunaré primeiro, o robalo ficou sendo minha segunda paixão, rs!
Boas pescarias pra vc e um abraço, beijo!